NOTÍCIAS

20 de jun. de 2011

Centro Niemeyer: o melhor presente para Astúrias - España.


O brasileiro Oscar Niemeyer, em dezembro passado virou 103 anos, e é um dos melhores arquitetos do século XX. E em reconhecimento do seu maravilhoso trabalho em 1989 foi galardoado com o Prêmio Príncipe das Astúrias para as Artes. Em 2006, quando a premiação celebrou o seu primeiro quarto de século de existência, o prêmio Príncipe das Asturias em contato com todos que de alguma forma, para juntar os atos do 25º aniversário com uma bela palestra, com o público... Isto é o que o gênio do lápis disse: "Eu sou um arquiteto e, portanto, o que eu faço é constituída por edifícios de design, e é isso que eu faço, projetar um edifício" e assim, em um papel em branco, começou a tomar forma o Centro Niemeyer de Avilés em Asturias - Espanha.

Com este magnífico edifício, Oscar Niemeyer definiu uma área de interligação entre o centro antigo da cidade e para o desenvolvimento futuro da região que integra o Centro Cultural, em frente à foz de Avilés.

 Niemeyer Center é composto por quatro edifícios distintos e complementares, dispostos em um quadrado com lados e vista para o estuário em si, o fundo do porto e da cidade, localizada na margem oposta.

À primeira vista, verifica-se que estes quatro magníficos edifícios têm todas as peculiaridades da obra de Niemeyer e seu significado. Curvas, a maciez, o concreto, a sinceridade, a cor branca, a clareza.

  O auditório é o edifício mais alto do complexo de -26 metros e que significou um momento mais difícil de ser construído pela complexidade de suas formas. Tem 961 lugares e tem uma característica muito Niemeyer: Sem caixas, apenas uma única audiência.

Neste quadro é claramente visto dentro da cúpula, outro dos edifícios da baixa. E ele entende a dificuldade da execução do trabalho devido ao concreto, os seus elementos estruturais e as suas formas arredondadas.

A cúpula inclui um espaço de exposição e arejado de 2.000 metros quadrados. Esta é uma corrida no hemisfério projeção, dentro do qual está uma lâmpada projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

 Abra Square é a ligação entre o Centro e a cidade. Niemeyer sugeriu este lugar com vocação social: "Um ótimo lugar aberto a todos os homens e mulheres em todo o mundo, um teatro grande caixa sobre o rio e a cidade velha de Avilés.

 Uma das características da audiência é o "grande janela" (20mx5m), o portão do estádio. Esta porta, aparece para fechar o prédio faz mais do que dar a possibilidade de abrir para a praça e mudou-se para fora do show.

Apenas uma semana atrás que o Centro Niemeyer de Avilés foi aberto e tornou-se, como poderia ser de outra forma, num local de peregrinação para os moradores e turistas. Entre sua programação, de Woody Allen, Victor Manuel, Carlos Saura...

La Torre é o ponto de vista do espaço central e de jantar. De um total de 24 m de altura, está situado dentro de um volume de uma única circular, constituído por duas lajes de concreto, o menor ser pendurado a partir do topo, com 22 chaves de 32 mm. cada um.


Mais informações: www.niemeyercenter.org


2 comentários: