Home Office Bagunçado (é real!!!! isso existe!!!! rs)
Lembra dessa cena do Friends - apto. do Ross!
Aparentemente, trabalhar em casa é uma tendência cada vez mais presente. Mas organizar a casa de forma efetiva não é um desejo apenas de quem trabalha nela. E não é difícil agregar valor (principalmente na forma de eficiência e produtividade) à sua experiência doméstica com pouco esforço na organização. Veja abaixo as dicas para maior efetividade na organização da sua casa, aplicáveis do menor apartamento de solteiro até a maior casa de família.
1. Tenha lugares certos para os objetos que você usa regularmente.
Não importa se é só você que usa, ou se é compartilhado: simplesmente não há por que não saber onde está o carregador do celular! Que tal deixá-lo sempre na tomada, com o cabo bem fixado e escondido atrás de um móvel, e o conector sempre visível e disponível? Na mesma linha, que tal ter um porta-chaves bonito, bem visível e acessível perto da porta, para tirar as chaves do bolso na hora que chega em casa, e sempre saber onde elas estão? E o guarda-chuva, você já parou para pensar o quanto é barato ter um gancho ou cabide para deixá-los pendurados sempre na lavanderia? Até algum tempo atrás, a cada vez que eu ia mandar uma carta, tinha que procurar pela casa os envelopes, os selos e o meu carimbo de remetente. Qual a solução? Estes 03 itens são usados sempre juntos, então coloquei todos em uma caixa transparente e defini um lugar para ela na escrivaninha. Sempre que falta luz, vale à pena ter a tranqüilidade de saber onde está a lanterna, ou as velas (com fósforo, senão não adianta).
2. Tire do caminho o que você raramente usa.
O que você não usa ou doe para alguma instituição ou se você for muito apegado a essa coisa, então guarde, por exemplo, um cliente recentemente me chamou para ajudá-lo na organização de sua casa, ele tinha inúmeros CDs espalhados na sala de home theater, o gaveteiro de CDs já estava abarrotado, então encaixotei e etiquetei os CDs que raramente ele escuta e ganhei espaço, na estante coloquei também umas caixas decorativas para guardar outras coisas, deixando espaço para os livros e porta retratos, foi uma solução.
3. Coloque em seu caminho o que você não pode esquecer.
Que tal mural de recados?! Perto da porta de casa, assim podemos colocar os recados bem visíveis, qualquer coisa que eu precise ver quando sair – por exemplo, uma conta para pagar, ou um relatório que preciso levar para o trabalho, fotos, ou simplesmente um recadinho “eu te amo” para seu marido, ou filhos ou pra mãe! Algumas pessoas colocam um quadro de avisos e lembretes perto da porta de saída da casa, ou na cozinha, no quarto, o ideal é deixar a vista. Hoje em dia existem muitos painéis de vários materiais e até tintas especiais para escrever na parede, é só usar a criatividade!
4. Estruture seus arquivos pessoais.
Todo mundo tem contas pagas, recibos, notas fiscais, receitas, garantias, manuais de instruções e outros papéis que raramente são necessários, mas quando chega a hora de precisar deles, é preciso dispender uma boa dose de esforço até encontrá-los. E é fácil e barato mantê-los organizados com um arquivo de pastas suspensas, caixas arquivos...e é um dos itens que mais fazem diferença na organização doméstica.
5.Coloque cestos de lixo perto dos locais onde o lixo é produzido.
Se o arquivo fica mais perto do que o cesto de lixo, você vai perceber que arquivará vários itens que poderiam ir para o lixo! rs Tenha um cesto perto da escrivaninha, e outros perto de onde você abre sua correspondência. rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário