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3 de ago. de 2011

Sobriedade dos acabamentos destaca coleção de arte e peças de design

Inspirado no estilo do edifício, de concreto aparente e linhas modernistas, o designer Francisco Cálio idealizou o projeto do apartamento de uma galerista, seu marido jornalista e o filho adolescente. Com ares sixties, os interiores receberam acabamentos neutros para destacar a coleção de arte dela.

Cortinas do tipo rolon protegem as amplas janelas, emolduram as obras de arte, e contrastam com as tábuas de madeira de demolição aplicadas no piso. Irregulares, as tábuas foram alinhadas e aparafusadas sobre barrotes instalados na laje, de forma a criar uma composição harmônica
No hall do lavabo, parte da parede ficou aparente em concreto e parte recebeu revestimento de espelho da Guardian. Destaque para a luminária de alumínio com lâmpadas incandescentes, anos 60, garimpada no Antiquário Varuzza

 Este é um retrato do lavabo atual. Ele participa do contexto do restante do apartamento. A parede espelhada, presente em outros ambientes, dá a sensação de amplitude e intensifica a luz. A cuba da Vallvé e os metais cromados da linha Spin, da Deca, recebem os convidados com o mesmo requinte que o living

 Premiado, este lavabo destaca-se pelo aproveitamento do espaço. Nichos moldados em concreto entre a coluna e a parede abrigam papel, toalhas, revistas, perfumes e outros acessórios. Repare na iluminação que vem de baixo: ela ressalta a volumetria do vaso sanitário, da linha Link da Deca, e dá mais intimidade ao local

 Cálio trabalhou o perímetro do living, que é estreito, para ganhar espaço no centro. Observe o vão deixado entre as poltronas e o móvel multiuso, idealizado pelo designer, que permite o acesso a livros, revistas, objetos de artes e coleções. Repare no nicho criado no teto, em frente à cortina. Ele acomoda lâmpadas fluorescentes amarelas, fornecendo uma iluminação indireta e aconchegante

 Para neutralizar o ambiente e disfarçar o metalizado da esquadria que não podia ser pintada, o móvel de madeira executado pela Madefran foi laqueado na cor concreto. Serve de prateleira e de armário, atendendo diversos usos 

 Nesse canto do living, a estrela é o óleo sobre tela de Nuno Ramos. A mesa desenhada por Cálio, em carvalho americano, além de livros e revistas, acomoda a luminária Mickey, de Fernando Nakazaka, um dos designers prediletos da proprietária 

Este é um dos cantos mais vintages da casa, onde o destaque fica por conta a poltrona Alta, com banco em aço e couro, idealizados em 1971 por Oscar Niemeyer e sua filha Anna Maria. Ela compõe com a mesa lateral de madeira laqueada de Fernaando Nakazaka, com o cinzeiro de pé e a gravura, assinada pelo artista plástico Jose Luis Anzizar 

Neste lado do living destacam-se as peças pertencentes à galerista e o pufe Cappri, da Micasa, que foi revestido com couro naval, material super durável e ecológico, especificado no projeto de interiores. Na cor grafite, conforme as tonalidades da proposta

O tecido super colorido da Missoni, trazido da Itália pela dona da casa para revestir o sofá, contrapõe-se às cores neutras do projeto. O veludo de alfaiataria roxo das poltronas, a resina amarela das mesinhas (releitura da consagrada peça de Eero Saarinen feita pela Micasa), e os tons de azul do díptico de Luiz Roberto também se destacam diante da neutralidade do ambiente. A área de estar é delimitada pelo confortável tapete de náilon 45 mm  

Localizada na quina da planta, a sala de estar é beneficiada pela abundancia de luz natural proveniente das grandes e numerosas janelas 

 A mesa de aço inox e vidro fumê de Guilherme Torres (para Micasa), e as cadeiras da Magis desenhadas pelo alemão Konstantin Grcic formam a área de jantar. Sobre ela, o pendente metálico, desenho de Cálio para Bertolucci 

As formas arredondadas da arquitetura são quebradas pele desenho gráfico da marcenaria  

Para dar amplitude à sala de jantar, a parede foi revestida de espelho. Nesse canto, o recurso do móvel multiuso para apoiar obras de arte e guardar louça. Tela de Heloisa Pires Ferreira

O home theater hiper enxuto é uma mostra do que a tecnologia atual possibilita. A TV fixada na parede e o móvel de madeira feito sob medida que abriga os equipamentos ocupam um pequeno espaço. Nessa área, Cálio previu o trilho com iluminação focada nas obras de arte e nos aparelhos
 
A marcenaria sob medida que percorre de ponta a ponta a parede da janela racionaliza o espaço sem interferir no design 

Ao fundo, com as cortinas recolhidas, a paisagem paulistana é emoldurada pelas esquadrias arredondadas. Em primeiro plano a poltrona Alta, com banco em aço e couro, criada em 1971 por Oscar Niemeyer e sua filha Anna Maria  

No projeto de Cálio, a integração dos espaços acontece por meio das cores e materiais 

No home office, cadeira e luminária bola de Fernando Nakazaka e tela de Genoveva Fernandez  

Em carvalho americano, a mesa desenhada por Cálio foi executada pela Marcenaria Madefran 

 Sobre o bar composto pelas bandejas de prata herdadas da família, luminária Tolomeu da La Lampe 

 O quarto de casal foi pontuado com a cor rosa, conforme solicitação da proprietária. O pedido foi atendido com os seminus "Papoulas", de Junia Neiva, além da manta e da almofada dessa cor, confeccionadas com tecido da Gucci. O espelho sobre a cabeceira de carvalho americano foi especificado para refletir as outras obras presentes no quarto



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