NOTÍCIAS

25 de jan. de 2011

Alguns ícones do Design.

Cadeira Barcelona
Pode não parecer, mas a mítica cadeira Barcelona tem como data de nascimento o ano de 1929. Criada propositadamente pelo arquiteto alemão, Ludwig Mies Van Der Rohe, para a Exposição Internacional de Barcelona (que decorreu nessa cidade espanhola entre 20 de Maio de 1929 e 15 de Janeiro de 1930), onde o arquiteto foi responsável pelo Pavilhão da Alemanha. Embora tivesse sido inspirada nas tradicionais cadeiras de dobrar, a cadeira Barcelona iria ser vista e experimentada por altas personalidades, incluindo os próprios reis de Espanha, por isso, teria de ser, segundo o seu criador “importante, elegante, cara, monumental”. E assim foi – a cadeira Barcelona surpreendeu tudo e todos com o seu design arrojado e muito avançado para a época, passando rapidamente a ser considerada uma cadeira “digna de reis”. Com otomano condizente, a cadeira Barcelona caracteriza-se pela sua estrutura curvada e minimalista em aço inoxidável, assim como pelo assento e recosto em pele italiana, minuciosamente trabalhada para produzir um moderno efeito acolchoado. Tão ou mais bela do que na década de 30, a cadeira Barcelona é intemporal e um verdadeiro cameleão, adaptando-se aos mais diversos ambientes – o que lhe confere, naturalmente, o estatuto de peça de design icónica.

Mesa Tulipa
Cadeira Tulipa
O arquiteto finlandês Eero Saarinen é o responsável pela criação da Cadeira Tulipa – um clássico do design de mobiliário – que veio complementar uma outra obra-prima sua, a Mesa Tulipa, em 1956. Com uma forma vanguardista para a época, a Cadeira Tulipa, tal como a Mesa Tulipa, foram criadas como alternativas ao mobiliário com muitas pernas, típico da época, e toda a sua beleza é sustentada por um pedestal minimalista. Para além do seu design contemporâneo, a própria produção da Cadeira Tulipa – com recurso a fibra de vidro moldado – era uma experiência muito avante garde na década de 50. Irreverente e com um toque futurista, a Cadeira Tulipa ganhou uma maior visibilidade depois de ter servido de base para o mobiliário da mítica série televisiva “Star Trek”, tendo sido ainda premiada pelo Museu de Arte Moderna em 1969, entre outras distinções. Com ou sem apoio para os braços, disposta em torno da mesa da mesma coleção ou adornando outra mesa qualquer para um look mais eclético, a Cadeira Tulipa sempre foi e será sempre um ícone.

Mesa de apoio Eileen Gray

Uma das pioneiras do movimento moderno no mundo da arquitetura, a irlandesa Eileen Gray foi ainda uma conceituada designer de móveis, sendo esta mesa de apoio um dos seus grandes projetos, embora tivesse nascido por um mero capricho. Corria o ano de 1927 quando Eileen Gray concebeu aquela que viria a ser uma das mais famosas mesas de apoio daqueles tempos (e não só!) simplesmente para satisfazer a irmã que, quando estava hospedada na sua casa em Cap Martin, em França gostava de tomar o pequeno-almoço na cama, mas precisava de uma mesa de apoio adequada. Recorrendo ao aço inoxidável e ao vidro temperado, Eileen Gray projetou uma mesa simples, funcional, de altura regulável e esteticamente agradável. Chique e minimal, continua ainda hoje a ser considerada uma peça icónica, dada a sua multifuncionalidade e capacidade de complementar qualquer estilo decorativo, espaço ou mobília.
Sofá Marshmallow
Quando em 1956, o designer americano George Nelson desvenda o Sofá Marshmallow, o mundo parou e ficou de queixo caído – aquilo é mesmo um sofá perguntavam muitos? A ideia e o design eram tão arrojados para a sua época que apenas foram produzidas poucas centenas de exemplares. Independentemente do seu sucesso, que não foi instantâneo, George Nelson conseguiu revolucionar a ideia tradicional que o comum dos mortais tinha de um simples sofá… ou seja, este poderia ser muito mais do que isso. Diz-se que o seu aspeto molecular, de átomo, foi o precursor do estilo pop art que iria explodir nos anos 60 e a verdade é que das mãos deste conceituado designer de mobiliário saiu uma peça cuja primeira impressão é avassaladora e que dificilmente se esquece. Composto por 18 almofadas em pele genuína, encaixadas numa estrutura de aço inoxidável que parece inexistente, o Sofá Marshmallow ganhou rapidamente o estatuto de ícone de design e hoje, sente-se em casa, em qualquer casa. Será que nasceu prematuramente?
Cadeira Orbit
Contemporânea e irresistível, apesar de ser um produto do século XXI, a Cadeira Orbit da CB2 é já um clássico do design de mobiliário moderno. Fruto do traço, criatividade e know-how do design italiano, a Cadeira Orbit foi especificamente criada para a marca CB2 e é um dos seus produtos mais populares. Habilmente moldada com um polímero flexível e sólido – o Hirek – a sua estrutura, caracterizada por uma inesperada abertura nas costas, assenta sobre quatro pernas tubulares, em aço, revestidas com um cromado polido. A manter o seu ar minimalista e distintivo está o facto da Cadeira Orbit da CB2 estar disponível em poucas cores, nomeadamente o branco e o preto. Perfeita para emprestar um toque quase futurista em qualquer cozinha ou sala de jantar, a Cadeira Orbit também funciona bem sozinha, num escritório, quarto ou entrada enquanto cadeira de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário