NOTÍCIAS

3 de nov. de 2011

Piso laminado.


Os madeirados despontam como opção para quem deseja praticidade sem perder o conforto. A escolha do piso na hora de decorar os ambientes é fundamental. O piso ajuda a mudar a percepção de espaço, sendo responsável pela sensação de amplitude ou aconchego do ambiente. O piso laminado ganha cada vez mais na decoração de salas, quartos, corredores e livings, por apresentar tenperatura agradável, é considerado um piso quente e também se identifica com uma decoração mais sustentável, menos agressiva ao meio ambiente já que suas lâminas são feitas com madeira de reflorestamento e usando menos quantidade que os pisos de madeira maciça. A tendência de cores e tons são os que fazem referência a madeira de demolição, ao carvalho e a nogueira, com tons acinzentados, caqui, bege, tons frutíferos e de caramelo. Alguns modelos tem também texturas que imitam fielmente os veios e características da madeira.


Vantagens
A instalação e manutenção deste tipo de piso é a grande vantagem. Existem 02 formas de instalação do laminado: encaixe com cola ou sem cola. Ambos são práticos de instalar, mas o de encaixe sem cola possui a vantagem de ser reutilizado em caso de reforma ou mudança, já que pode ser removido sem degradação do material. O piso laminado é resistente a risco de manchas e para mante-lo basta um pano levemente úmido ou uma vassoura macia.

encaixe sem cola
ou
encaixe com cola

Características do Laminado
 O laminado é um piso de alta resistência produzido em 04 camadas com funções específicas:

Overlay: lâmina de celulose impregnada com cargas minerais, responsável pela alta resistência do piso a riscos e abrasão.

Laminado: revestimento decorativo de celulose, impregnado com resina melamínica, que derermina o padrão do piso laminado proporcionando beleza ao produto.
Partículas acopladas de alta densidade: podem ser de hpp ou hdf, dependendo da marca.

Balanceador: camada constituída por lâmina de celulose, impregnada com resina melamínica, que garante a estabilidade dimensional do piso, além de protegê-lo contra a umidade proveniente do contrapiso.
Alguns modelos ainda são hipoalergênicos, com proteção antibacteriana, e há ainda os que são anticupim. Existem no mercado diversas expessuras e tamanhos de lâminas, assim como os rodapés que podem ser altos, com espaço para passagem de fios, baixos e etc. Há também os perfis que fazem a divisão de um ambiente para o outro e são específicos para cada função: escadas, parede/piso, banheiros, frontal e etc.


 Proteção Acústica
O piso laminado vem com uma manta que é colocada antes da instalação do piso. Mas para garantir maior conforto acústico, algumas marcas disponibilizam no mercado mantas próprias que protegem e isolam o som do ambiente. Existem também mantas para casas térreas, que protegem de infiltrações e mantas térmicas que ajudam a ventilar melhor o piso. Cada modelo tem uma utilidade e restição específica quanto ao tipo de contrapiso do local onde ela será instalada, que deve estar sempre livre de umidade, infiltrações ou cupim.


 Lamonado x Carpete de Madeira
É muito comum chamarem piso laminado de carpete de madeira, mas ambos são produtos diferentes. O piso laminado é feito com partículas de alta densidade, pressão e resistência. Já o carpete de madeira é um piso de baixa resistência, muitas vezes revestido de lâmina de madeira natural que recebem acabamento de verniz e que possuem baixa resistência a risco e abrasão.
 

Um comentário:

  1. Olá pessoal! Coloquei piso laminado na minha casa e adorei, pois é fácil de limpar e ainda fica lindo! Comprei pela internet no site http://www.cmarceneiro.com.br/departamento/pisoslaminados_pisos-laminado-durafloor e recomendo, o preço é ótimo e a entrega é super rápida! Fica a dica! Abçs.

    ResponderExcluir